Habilitar o Técnico em Segurança do Trabalho para atuar nos níveis pertinentes de atenção à saúde, com ênfase na promoção da saúde ocupacional, prevenção de acidentes, combate a incêndios e procedimentos de emergência, buscando a inclusão social, sem discriminação e garantindo os princípios de cidadania baseando suas ações em princípios éticos e legais
Para ingressar no Curso Técnico de Segurança do Trabalho o candidato deverá estar cursando o ensino médio ou já tê-lo concluído. No caso de ainda não haver concluído, só terá direito ao Diploma após concluir o ensino médio, com apresentação de documentação comprobatória, ou ainda:
- Ser portador de diploma de cursos técnicos autorizados/reconhecidos pelo sistema nacional de regulação do ensino.
- Ser portador de diploma de cursos de graduação autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação.
- Ser aluno transferido de outra instituição de ensino técnico credenciada pelo sistema nacional de regulação do ensino.
Legislação Aplicada à Prevenção contra Acidentes
Análise de Riscos contra Acidentes de Trabalho
Procedimentos e Equipamentos de Segurança do Trabalho
ACI: Visita Técnica e Relatório de Inspeção contra Acidentes
Legislação de Segurança do Trabalho Aplicada à Indústria
Processo de Produção Industrial e a Segurança do Trabalho
Processo de Produção Industrial e o Meio Ambiente
Programas de Segurança do Trabalho na Indústria
Sinalização de Segurança do Trabalho na Indústria
ACI: Projeto de Segurança do Trabalho para uma Indústria
NBR - Normas Brasileiras de Regulamentação
ISO14000 - Meio Ambiente
ACI: Projeto de Certificação de uma Indústria
Legislação Aplicada a Incêndios
Introdução à Prevenção e Combate a Incêndios
Análise de Riscos de Incêndio
Procedimentos e Equipamentos de Prevenção contra Incêndios
ACI: Visita Técnica, Relatório de Inspeção e Prática de Combate a Incêndios.
Legislação Aplicada à Saúde Ocupacional
Psicologia Aplicada à Saúde Ocupacional
Saúde no Ambiente de Trabalho
ACI: Visita Técnica e Relatório sobre Saúde Ocupacional
Legislação Aplicada a Procedimentos de Emergência 20h 1
Primeiros Socorros
Atendimento a Emergências
ACI: Prática em Laboratório sobre Procedimentos de Emergência
Liderança de Equipes na Área de Segurança do Trabalho
Análise de Custos da Segurança do Trabalho para a Organização
Marketing e Comunicação Aplicados à Segurança do Trabalho
ACI: Projeto de Estruturação do Setor de SST de uma Organização
Marketing Pessoal
Gestão da Carreira
Português Instrumental
ACI: Projeto de Desenv. Profissional-Ética e Educ.em Direitos Humanos
Competências a serem geradas:
Compreender a história da área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil e no mundo, visando à compreensão de sua importância para as empresas e do papel de seus profissionais;
Prestar assessoria técnica no contexto da gestão de segurança do trabalho;
Analisar métodos e processos de trabalho e identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle;
Executar e fazer cumprir procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados;
Desenvolver ações educativas, para evitar acidentes e doença do trabalho;
Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores;
Levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas;
Operar instrumentos de avaliação ambiental;
Utilizar recursos e ferramentas de informática aplicando-os às atividades inerentes à área de saúde e segurança do trabalho;
Identificar atividades insalubres, perigosas e penosas, alertando o empregador e os trabalhadores sobre os riscos e propondo-lhes medidas preventivas ou neutralizadoras;
Acompanhar auditorias e inspeções diversas dos órgãos fiscalizadores competentes;
Conhecer e identificar os elementos de um plano de emergência;
Elaborar processo de sinalização para identificação da proteção ativa;
Elaborar simulações e vivências práticas de combate a incêndio;
Desenvolver avaliação ergonômica nos ambientes de trabalho;
Assessorar organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
Estabelecer critérios para escolha dos equipamentos de proteção individual, os de higiene ocupacional e os de combate a incêndios;
Emitir e encaminhar documentos de SST da empresa para a os órgãos fiscalizadores, previdenciários, reguladores e de classe, conforme legislação em vigor no país;
Participar do controle de resíduos industriais e sua destinação responsável;
Registrar, investigar e propor medidas corretivas e preventivas das ocorrências de acidentes com ou sem vítima;
Manter controle e guarda de documentos inerentes à segurança e saúde do trabalho da empresa, conforme recomendações técnicas legais previstas nas NR's;
Que empresas contratam este profissional.
Antigamente apenas as indústrias de grande porte eram obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho. Com a nova legislação, as empresas, classificados em graus de risco e até mesmo pequenos estabelecimentos, dependendo da natureza de suas atividades, são obrigadas a manter um ou mais técnicos em saúde e segurança do trabalho. A Norma Regulamentadora NR-4 estabelece claramente uma relação entre grau de risco, número de trabalhadores e número de técnicos em SST necessários.